domingo, 26 de setembro de 2010

ESTUDO DE CASO

 ESTUDOS DE CASO
Para ampliar o repertório e observar como outros profissionais atenderam às expectativas de seus clientes, é necessário estudar alguns casos semelhantes ao projeto a ser desenvolvido. Os salões escolhidos para análise são bem diferentes entre si e se destacam por elementos marcantes: faixas de espelho flutuantes, estruturas que lembram fios de cabelo, iluminação azulada, fibras penduradas no teto e paredes inclinadas. Os ambientes estudados serão: Salão de Cabeleireiro em Hiroshima, Japão; Salão de Beleza na Grécia; Loja e Spa em Paris,França; Salão de Beleza Boa em Zurique, Suíça  e Salão de Beleza em Varsóvia, Polônia.



ESTUDO DE CASO 1:  
Salão de cabeleireiro em Hiroshima, Japão
Projetado pelo arquiteto Makoto Tanijiri para acabar com todos os estereótipos de salão de cabeleireiro, este ambiente realmente é atípico, mas parece ser  funcional. Possui uma faixa de espelho na altura da cabeça dos clientes que estão sentados para criar uma sensação de privacidade, mas também permite que os funcionários tenham uma visão do espaço por cima dela. O acabamento rústico também chama a atenção.

 Espaço de corte  envolvido pela faixa de espelho

             
 O espelho flutuante é fosco, exceto em frente às cadeiras

O acabamento é rústico e as instalações sanitárias e elétricas ficam expostas



  A faixa de espelho flutuante também serve para delimitar os espaços

.
  Planta do salão

 ESTUDO DE CASO 2:

Salão na Grécia

Este salão foi projetado pelo escritório de arquitetura e design Olivethree, formado pelos arquitetos Milton Formakis e Irene Rousaki e pelo designer gráfico Cecil Lacenere.Contemporâneo, possui linhas modernas e chama  atenção desde sua fachada com um manequim sentado em uma poltrona.

 Vista frontal do salão

Logo na entrada há uma recepção com um balcão branco iluminado na parte inferior  que contrasta com uma estrutura de material de cor escura que se prolonga pelo salão como se fosse um fio de cabelo.Essa cor também está presente em algumas paredes, na escada e na fachada.Já na área de corte as cores claras e neutras predominam, criando um ambiente clean.



Vista lateral da recepção com destaque para a estrutura que sai do balcão

 A estrutura de cor escura faz a integração entre a recepção e o salão

 Recepção integrada com área de atendimento


  Área de corte e lavagem- ambiente clean e funcional



 ESTUDO DE CASO 3:
Butique e Spa em Paris
O SPA projetado por Andrée Putman ,inaugurado em 2007 em Paris faz parte da loja de 700 metros quadrados da estilista franco-brasileira  Anne Fontaine . Arranjos de luz, pedras, madeiras, tecidos, texturas naturais e artificiais, poucas cores e brilho marcante criam um ambiente sofisticado.
Uma sutil queda d´água que se desenvolve ao longo da escada serve como elo simbólico entre a loja no pavimento térreo e o SPA no pavimento inferior.A interação de luz colorida, superfícies brancas e outras com pedra resultam em um espaço onírico.
Segundo Evelise Grunow,
Tudo parece flutuar ou estender-se indefinidamente no spa. As salas de atendimento têm a forma de caixas assimétricas - feitas com madeira pintadas de branco -, levemente suspensas e com arestas dissimuladas pela implantação de visores verticais. Eles criam interessante efeito ao tornar visíveis as várias cores com que se iluminam os interiores.”(GRUNOW,2010)
 
Sala de atendimento


Nas salas de tratamento foram utilizadas pedras em tons de azul e na recepção e na sauna,  mármore em tons marrons  e madeira nos móveis.


 Iluminação azul sobre superfícies branca e pedras da mesma     tonalidade




 Recepção do spa:piso de pedra e móveis em madeira



ESTUDO DE CASO 4:

Salão de Beleza Boa em Zurique, Suíça
O Boa Salão de Beleza em Zurique, projetado por Cláudia Meier possui fibras brancas translúcidas penduradas no teto que lembram fios de cabelo. Essa idéia surgiu para atender a solicitação do cliente que desejava um ambiente com uma atmosfera intensa. As fibras filtram a luz e o ar do secador cria leves movimentos nas estações de trabalho.


 Para dar impressão de cabelos cortados, as fibras possuem tamanhos variados


 Bancos e mesas laterais são tocos de árvores





 Vista frontal do salão bem mais tradicional que seu interior




ESTUDO DE CASO 5:

Salão em Varsóvia, Polônia
                                                                        
Colunas espelhadas, paredes inclinadas e muito branco marcam o projeto desse salão em Varsóvia projetado por Moomoo Architectes.Há também um espaço para exposição de roupas de um estilista .

 Cortes horizontais nas paredes criam espaços para exposição de produtos.

 O predomínio do branco é quebrado por alguns pontos em lilás


   As roupas são penduradas por trilhos suspensos do teto
.


Fontes: www.dezzen.com
           www.arcoweb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário